segunda-feira, 24 de março de 2014

3º Curso de Cinema no Brasil chega a Palmares

Trechos do premiado 'O Som ao Redor', de Kleber Mendonça Filho, serão
exibidos (Divulgação)
Professores da rede pública estadual, educadores de apoio e produtores vinculados a cineclubes ou pontos de cultura em Palmares poderão assistir, a partir desta segunda-feira (24), as aulas do 3º Curso Itinerante de História do Cinema no Brasil. O curso será ministrado por Raquel do Monte, doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e fica na cidade até 26 de março, com aulas no Cine Teatro Apolo.

Com produção e realização da Jaraguá Produções, incentivo do edital de audiovisual do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) e apoio da Secretaria de Educação, o objetivo do curso é despertar nos professores da rede pública estadual - especialmente os da área de Humanas - o interesse em trabalhar com audiovisual brasileiro em sala de aula. Além de exibir obras famosas do cinema brasileiro, como Central do Brasil (1998), de Walter Salles, a professora Raquel do Monte apresentará um panorama composto pelos principais movimentos cinematográficos no Brasil e seus respectivos diretores, desde a chegada do cinema no país, no final do século XIX até o momento atual, além de uma reflexão sobre as noções de Cinema e Identidade nacionais. Ao final do curso, os alunos deverão entregar uma resenha breve de um dos filmes apresentados, que será publicada aqui, no blog do projeto.

Através da exposição dos filmes, somada às aulas e aos debates, o objetivo é que os professores saiam do curso sensibilizados e com o incentivo de usar a linguagem audiovisual como recurso pedagógico nas aulas do ensino médio na rede pública estadual.

“Vamos destacar mais o cinema contemporâneo, o cinema moderno, que é considerado desde o Cinema Novo, passando por uma tradição do cinema marginal, como a Boca do Lixo. Também vou exibir uns curtas pernambucanos, teremos um dia só para Pernambuco, onde serão exibidas obras como Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), de Marcelo Gomes, e uns trechos de O Som ao Redor (2012), de Kleber Mendonça Filho, Baile Perfumado (1997), de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, e Árido Movie (2005), também de Lírio. Vamos ver também essa nova geração, que tem uma pegada mais híbrida do que ficcional, como o A Onda Traz, O Ventro Leva (2012), do Gabriel Mascaro”, explicou Raquel.

Ficou interessado? Clique aqui e veja como fazer a sua inscrição!





Nenhum comentário:

Postar um comentário