quarta-feira, 13 de março de 2013

O diálogo entre o cinema e a sala de aula


Foto: Reprodução/educacao.uol.com.br


A dinamicidade de assuntos e temas do cotidiano vivenciados por cada estudante vem mudando o cenário das salas de aula. Ora por dificuldade de aprendizagem do modelo vigente tradicional de formação educacional, ora por circunstâncias da vida, cabe muitas vezes aos professores a difícil tarefa de passar o conhecimento da melhor maneira.

Para isso, é importante que os professores busquem alternativas que facilitem o aprendizado em sala de aula, e uma delas é o cinema. A sétima arte, que antes era vista apenas como ferramenta de diversão e entretenimento, faz parte de uma grande indústria audiovisual, e cada vez mais sua produção é incentivada por órgãos públicos e privados.

Logo, a linguagem cinematográfica alcança outros planos e é importante que ela conquiste seu espaço nas salas de aula.

Através desta linguagem os alunos experimentam sensações {empatia, amor, raiva}, possibilitando ao educador um grande leque de possibilidades para melhor trabalhar o assunto abordado em sala de aula, e desenvolver um olhar crítico dos mesmos sob os temas pautados, gerando assim uma turma com sensos mais críticos sobre a realidade.

Cinema é educação! Pratique-o.



Nenhum comentário:

Postar um comentário