quarta-feira, 22 de junho de 2011

Formação em Cinema no Recife

Aproveitamos para divulgar as informações enviadas pelo Marcone, integrante do Laia de Camaragibe. (http://cineclubedalaia.blogspot.com)

CURSO AUDIOVISUAL E PRÁTICAS SOCIAIS


A rede Coque Vive oferece a estudantes da UFPE, e demais interessados, um curso que problematiza o audiovisual através de diversas perspectivas teóricas: as práticas do campo do documentário, as práticas do jornalismo televisivo, além de suas relações com o consumo e com a questão do poder na nossa sociedade. Trata-se de estimular uma compreensão da produção audiovisual através da discussão de seus aspectos ético-estéticos e sócio-históricos, tomando-o como instância de transformação capaz de agendar e de fazer circular socialmente diferentes valores.
O curso está dividido em 4 módulos temáticos, de 8h cada. Cada módulo inclui dois tipos de encontro: uma aula expositiva, e a exibição e o debate de um produto audiovisual em articulação com a programação do Cine Coque. O curso inclui ainda palestra com realizadores de audiovisual conhecidos nacionalmente, totalizando uma carga horário de 40h.
As inscrições devem ser feitas via email (cineclubecinecoque@gmail.com) e os interessados devem enviar um pequeno currículo (5 linhas) juntamente com a indicação de um produto audiovisual e a justificativa para tal escolha (máximo 10 linhas). Ao final do curso, os participantes deverão produzir um comentário crítico a respeito de uma produção que aborde alguma das questões trabalhadas ao longo dos módulos temáticos. Os cursistas que cumprirem 70% da carga horária total do curso e realizarem a produção final receberão um certificado de participação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo 1 – Audiovisual e Práticas documentais
19/08 (tarde): Aula expositiva: professora Cristina Teixeira (DCOM/PPGCOM)
26/08 (tarde): Exibição crítica de filme no Cine Coque. Mediador: Vinícius Andrade (mestrando PPGCOM)

Módulo 2 – Audiovisual e Práticas Telejornalísticas
16/09 (tarde): Aula expositiva: professora Yvana Fechine (DCOM/PPGCOM)
23/09 (tarde): Exibição crítica de filme no Cine Coque. Mediador: João Vale Neto (Secretaria de Cultura PE, Projeto Coque Vive)

Módulo 3 – Audiovisual e Consumo
21/10 (tarde): Aula expositiva: professora Maria Eduarda da Mota Rocha (DCS/PPGS)
28/10 (tarde): Exibição crítica de filme no Cine Coque. Mediador: Ridivanio Procópio da Silva (Movimento Arrebentando Barreiras Invisíveis)

Módulo 4 – Audiovisual e Poder
11/11 (tarde): Aula expositiva: professor Alexandre Simão Freitas (DAEPE/PPGE)
18/11 (tarde): Exibição crítica de filme no Cine Coque. Mediadora: Carolina Dantas (doutoranda PPGCOM)

SERVIÇO:
O quê: Curso Audiovisual e Práticas Sociais
Quando: agosto a novembro (2011) com dois encontros por mês
Onde: auditório do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) – Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE
Carga horária: 40h
Vagas: 40
Inscrições: 13 a 30 de junho (por email)

Nenhum comentário:

Postar um comentário