domingo, 24 de abril de 2011

Curtas de professores são exibidos no curso em Vitória

Professores Estaduais de Vitória de Santo Antão
O Curso de Cinema no Brasil em Vitória de Santo Antão foi marcado por coincidências que motivaram os professores a unir esforços para integrar projetos de cinema entre as escolas. O curso aconteceu entre os dias 11 e 15 de abril, na Escola de Referência José Joaquim da Silva Filho, em Vitória de Santo Antão.

Para o professor de língua portuguesa Rodrigo Andrade, 32, foi uma grata surpresa encontrar João Francisco da Silva, ambos trabalharam juntos há oito anos atrás em uma escola particular. A coincidência fez nascer a vontade de produzir novos filmes com seus respectivos alunos de diferentes escolas estaduais. Ambos professores debateram suas experiências com a turma ao exibirem seus vídeos no último dia de aula em Vitória. 

Um dos curtas foi Brás Cubas - o filme, baseado na obra de Machado de Assis, feito por Rodrigo junto com outros professores e alunos da Escola Estadual Senador João Cleófas. O outro vídeo chamado Stop Bullying foi dirigido pelo professor de história João Francisco da Silva, 36, coordenador do cine escola há três anos, projeto que produziu, mais dois vídeos com 10 alunos da Escola Estadual Madre Lucila Magalhães. Agora com o certificado adquirido ele terá o aval necessário para que o projeto perdure em sua escola

João acredita que o curso é uma rara oportunidade já que, segundo ele, as ofertas de formação gratuita em cinema acontecem muitas vezes na Grande Recife. Durante o curso a professora Amanda Mansur promoveu debates com os participantes, após a exibição de filmes brasileiros como Os Iluminados, de Cristina Leal, e O Baile Perfumado, de Paulo Caldas e Lírio Ferreira.  Nas próximas cidades novos filmes serão escolhidos de acordo com o perfil e demandas do público presente.

   Daniela Almeida, 20/04/2011




As aulas foram na Escola de Referência José Joaquim



Nenhum comentário:

Postar um comentário