segunda-feira, 18 de abril de 2011

Arcoverde e Caruaru terão curso de cinema gratuito em maio

  As inscrições estão abertas para o Curso Itinerante de História do Cinema no Brasil a ser realizado no próximo mês de maio nas cidades de Arcoverde (9 a 13/5) e Caruaru (16 a 20/5).  Com o apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura - edital Audiovisual), o curso tem o objetivo de incentivar o professor a usar a linguagem audiovisual como recurso pedagógico em sala.
  Apesar de ser voltado para docentes do ensino regular, o curso de cinema é aberto também para educadores de pontos de cultura, cineclubistas e produtores culturais interessados na sétima arte. As aulas acontecem, nesta semana, em Vitória, e vão até o final de maio, para outras cidades, como Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, sempre com o apoio da Secretaria Estadual de Educação - Ensino Médio. 
   As aulas serão ministradas pela realizadora audiovisual Amanda Mansur, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que apresentará a riqueza da produção nacional e pernambucana, abordando temas transversais dos filmes apresentados.
  "Os professores do ensino médio se utilizam normalmente de recursos audiovisuais para ilustrar ou aprofundar temas nas disciplinas, mas é necessário valorizar ainda mais este recurso didático, sensibilizando o professor a dar importância à linguagem audiovisual, assim como já reconhecem o valor da leitura e da escrita na formação de seus alunos", disse Amanda.
   Um dos maiores desafios hoje é trabalhar a formação de público e a superação de tradicionais preconceitos envolvendo a produção nacional, mas segundo Amanda é possível reverter este quadro aproveitando que o cinema brasileiro atravessa uma fase de reconquista do seu público, de afirmação de identidade e consolidação estética.  

Daniela Almeida - Assessoria de Imprensa - (81) 8547-3439

Serviço:
Curso Itinerante de História do Cinema no Brasil para Professores
 
ARCOVERDE
09 a 13 de maio │das 8 h às 12 h
CARUARU
16 a 20 de maio  │ das 8 h às 12 h
Local: Gerência Regional de Educação Sertão do Moxotó - Ipanema
Rua Castro Alves, s/nª, São Cristóvão, Arcoverde.
Informações Tel.: (87) 3821-8431

Local: Escola Professor Vicente Monteiro, Praça Doutor Júlio de Mello, Nossa Senhora de Lourdes.
Informações na GRE Agreste Centro Norte, em Caruaru - Tels.: (81) 3719-9532 / 9542         

Nenhum comentário:

Postar um comentário